top of page

Atividades n°54- Casas Estações e Arca de Noé - 29/04/2021

Olá pessoal!

Bem- vindos à página virtual das casas Estações e Arca de Noé, compostas pelas turmas do Infantil 04 e 05: Gralha Azul, Castor, Peixinho Dourado, Verão, Inverno, Outono e Primavera.


Olá crianças, os conteúdos das aulas dessa semana estão interessantes, estamos conversando sobre nossa tão preciosa água, e hoje não será diferente, vamos continuar aprendendo sobre esse assunto que todos devem ter cuidado... Vamos para o vídeo?



Agora vamos fazer um momento de leitura em família, peça para um adulto ler para você essa história que está aqui em baixo, e depois voltamos para fazer nossa atividade...


História: O menino que não aceitava desperdício de água!


-Papai e mamãe quantas vezes já falei para desligarem a torneira enquanto estão escovando os dentes?

- Mamãe, quantas vezes tenho que falar para a senhora aprender a primeiro ensaboar os pratos e depois lavá-los todos de uma só vez?

-Papai, primeiro ensaboa-se o carro, e só depois é que o lava por completo,

João não aguentava mais, sempre as mesmas recomendações e os pais continuavam a fazer as coisas erradas.

-João, acho linda essa sua preocupação com o desperdício de água em nossa casa, mas você não acha que está muito preocupado com isso? – Falou a mãe.

- E a senhora acha que não deveria me preocupar? A qualquer momento a água do mundo pode acabar por culpa das pessoas que não a usam corretamente e a senhora acha que devo ficar calmo? – Falou João.

- Acho sim! Falou a mãe.

- Mas não posso, sou responsável pelo futuro do planeta, o mundo precisa de mim! – Falou João.

- Mas filho você sozinho não pode salvar o mundo.

- O mundo não, mas fazendo minha parte posso salvar minha casa, posso ensinar a minha família a usar corretamente a água e quando atingir esse objetivo estarei satisfeito e consciente que fiz minha parte para preservar a água do mundo.

- Que maravilha pensar assim filho! – Falou a mãe.

- Vem aqui mamãe, olhe nosso jardim, para quê ligar uma mangueira se um regador dá conta do recado, gasta menos e as plantinhas ficam satisfeitas, água demais é até ruim para elas, assim é a forma ideal de regá-las, - Falou João.

- Tudo bem João, você me convenceu e de hoje em diante estarei do seu lado na luta para conscientizar nossa família a usar corretamente a água e depois vou até dar umas dicas para nossa vizinha, ela gasta muita água no jardim. – Falou a mãe.

- É esse meu objetivo, vamos fazer uma corrente do bem, eu ensino minha família, minha família ensina os vizinhos, os vizinhos aos amigos e assim uns aos outros vão ensinando a economizar água e quando menos percebemos essa pequena atitude que começou aqui em nossa casa, estará pelo mundo inteiro. – Falou João.

- Você é um gênio João. – Falou a mãe.

- Só quero o melhor para mim e para o mundo, e se aprendermos a usar a água corretamente todos sairão ganhando. – Falou João.

E assim, o pequeno João fazendo sua parte com sua família conseguindo seu objetivo, aos poucos sua corrente do bem foi chegando a todos os lugares do mundo. Chegará o dia em que não haverá desperdício de água, pois todos conhecerão as atitudes de João e aprenderão com ele a não desperdiçar água.

Autora: Minéia Pacheco


Hoje a corrente do bem, em função de proteger a nossa água, chegou em suas mãos, não podemos fazer com que ela se arrebente, devemos fazer ela chegar em mais casas...


E agora para finalizar vamos fazer nossa atividade!


Recreação do dia:




Tchau pessoal, até uma próxima aula!


Objetivos:

· Recontar histórias ouvidas para produção de reconto escrito, tendo o professor como escriba;

(Escuta, fala, pensamento e imaginação)

· Ampliar as relações interpessoais, desenvolvendo atitudes de participação e cooperação;

(O eu, o outro e o nós)

· Identificar e selecionar fontes de informações, para responder a questões;

(Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações)

· Compreender as necessidades das regras no convívio social;

(Corpo, gestos e movimentos)

· Utilizar as características do som.

Traços, sons, cores e formas)



Comments


bottom of page