Olá pessoal!
Bem-vindos à página virtual das casas Estações e Arca de Noé, compostas pelas turmas do Infantil 04 e 05: Gralha Azul, Castor, Peixinho Dourado, Verão, Inverno, Outono e Primavera.
Olá pessoal, hoje vamos conhecer mais uma escritora brasileira. Para iniciar vamos fazer um momento de leitura, um adulto irá ler a história que está aqui em baixo para você criança e depois voltamos para a explicação da aula.
História: Menina bonita do laço de fita.
ERA UMA VEZ UMA MENINA LINDA, LINDA, OS OLHOS PARECIAM DUAS AZEITONAS PRETAS, BRILHANTES, OS CABELOS ENROLADINHOS E BEM NEGROS.
A PELE ERA ESCURA E LUSTROSA, QUE NEM O PELO DA PANTERA NEGRA NA CHUVA. AINDA POR CIMA, A MÃE GOSTAVA DE FAZER TRANCINHAS NO CABELO DELA E ENFEITAR COM LAÇOS DE FITAS COLORIDAS. ELA FICAVA PARECENDO UMA PRINCESA E, HAVIA UM COELHO BEM BRANQUINHO, COM OS OLHOS VERMELHOS E FOCINHO NERVOSO SEMPRE TREMELICANDO. O COELHO ACHAVA A MENINA A PESSOA MAIS LINDA QUE ELE TINHA VISTO NA VIDA. E PENSAVA:
– AH, QUANDO EU CASAR QUERO TER UMA FILHA PRETINHA E LINDA QUE NEM ELA…
POR ISSO, UM DIA ELE FOI ATÉ A CASA DA MENINA E PERGUNTOU:
– MENINA BONITA DO LAÇO DE FITA, QUAL É TEU SEGREDO PARA SER TÃO PRETINHA?
A MENINA NÃO SABIA, MAS INVENTOU:
– AH DEVE SER PORQUE EU CAÍ NA TINTA PRETA QUANDO ERA PEQUENINA…
O COELHO SAIU DALI, PROCUROU UMA LATA DE TINTA PRETA E TOMOU UM BANHO NELA. FICOU BEM NEGRO, TODO CONTENTE. MAS AÍ VEIO UMA CHUVA E LAVOU TODO AQUELE PRETUME, ELE FICOU BRANCO OUTRA VEZ. ENTÃO ELE VOLTOU LÁ NA CASA DA MENINA E PERGUNTOU OUTRA VEZ:
– MENINA BONITA DO LAÇO DE FITA, QUAL É O TEU SEGREDO PARA SER TÃO PRETINHA?
A MENINA NÃO SABIA, MAS INVENTOU:
– AH, DEVE SER PORQUE EU TOMEI MUITO CAFÉ QUANDO ERA PEQUENINA.
O COELHO SAIU DALI E TOMOU TANTO CAFÉ QUE PERDEU O SONO E PASSOU A NOITE TODA FAZENDO XIXI. MAS NÃO FICOU NADA PRETO.
– MENINA BONITA DO LAÇO DE FITA, QUAL O TEU SEGREDO PARA SER TÃO PRETINHA?
– AH, DEVE SER PORQUE EU COMI MUITA JABUTICABA QUANDO ERA PEQUENINA.
O COELHO SAIU DALI E SE EMPANTURROU DE JABUTICABA ATÉ FICAR PESADÃO, SEM CONSEGUIR SAIR DO LUGAR. O MÁXIMO QUE CONSEGUIU FOI FAZER MUITO COCOZINHO PRETO E REDONDO FEITO JABUTICABA. MAS NÃO FICOU NADA PRETO. ENTÃO ELE VOLTOU LÁ NA CASA DA MENINA E PERGUNTOU OUTRA VEZ:
– MENINA BONITA DO LAÇO DE FITA, QUAL É TEU SEGREDO PRA SER TÃO PRETINHA?
A MENINA NÃO SABIA E… JÁ IA INVENTANDO OUTRA COISA, UMA HISTÓRIA DE FEIJOADA, QUANDO A MÃE DELA QUE ERA UMA MULATA LINDA E RISONHA, RESOLVEU SE METER E DISSE:
– ARTES DE UMA AVÓ PRETA QUE ELA TINHA…
AÍ O COELHO, QUE ERA BOBINHO, MAS NEM TANTO, VIU QUE A MÃE DA MENINA DEVIA ESTAR DIZENDO MESMO A VERDADE, PORQUE A GENTE SE PARECE SEMPRE É COM OS PAIS, OS TIOS, OS AVÓS E ATÉ COM OS PARENTES. E SE ELE QUERIA TER UMA FILHA PRETINHA E LINDA QUE NEM A MENINA TINHA QUE ERA PROCURAR UMA COELHA PRETA PARA CASAR. NEM PRECISOU PROCURAR MUITO. LOGO ENCONTROU UMA COELHINHA ESCURA COMO A NOITE, QUE ACHAVA QUE AQUELE COELHO BRANCO UMA GRAÇA. FORAM NAMORANDO, CASANDO E TIVERAM UMA NINHADA DE FILHOTES, QUE COELHO QUANDO DESANDA A TER FILHOTE NÃO PARA MAIS! TINHA COELHOS DE TODAS AS CORES: BRANCO. BRANCO MALHADO DE PRETO, PRETO MALHADO DE BRANCO E ATÉ UMA COELHA BEM PRETINHA. JÁ SE SABE, AFILHADA DA TAL MENINA BONITA QUE MORAVA NA CASA AO LADO. E QUANDO A COELHINHA SAÍA DE LAÇO COLORIDO NO PESCOÇO SEMPRE ENCONTRAVA ALGUÉM QUE PERGUNTAVA:
– COELHA BONITA DO LAÇO DE FITA, QUAL É TEU SEGREDO PARA SER TÃO PRETINHA?
E ELA RESPONDIA:
– CONSELHOS DA MÃE DA MINHA MADRINHA…
Se não tiver revista para recorte, observe a imagem abaixo.
Nela tem as 5 fases, agora vamos fazer a cópia desse desenho na folha sulfite.
Recreação do dia!
Beijinhos a todos e até breve! Fiquem com Deus!
Objetivos:
· ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO
RELATAR EXPERIÊNCIAS VIVIDAS E NARRAR FATOS EM SEQUÊNCIA LÓGICA;
· O EU, O OUTRO E O NÓS
DEMONSTRAR VALORIZAÇÃO DAS CARACTERÍSTICAS DE SEU CORPO E RESPEITAR AS CARACTERÍSTICAS DOS OUTROS;
· ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES
OBSERVAR E DESCREVER MUDANÇAS EM DIFERENTES MATERIAIS, ENVOLVENDO FENÔMENOS NATURAIS E ARTIFICIAIS;
· (CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS)
CRIAR MOVIMENTOS, GESTOS, OLHARES E MÍMICAS;
· (TRAÇOS, SONS, CORES E FORMAS)
RECONHECER AS QUALIDADES DO SOM: RITMO.
Comments